NAVEGUE
Principal   
Notícias   
Agricultura   
Energia   
Feiras e Eventos   
Meio Ambiente   
Agroindústria Canavieira   
Pecuária   
Artigos   
Estatísticas   
Mercado PET   
NOTAS E COMENTÁRIOS   
 SERVIÇOS
Fale Conosco   
 ENTRETENIMENTO
Enquetes   
Bate-Papo   
Expediente   
RECEBA NOVIDADES
Nome:
E-mail:
VERÃO É O DESPERTAR DE
CARRAPATOS E PULGAS
Estação propicia proliferação de parasitas em cães e gatos
Em países de clima tropical, como o Brasil, os carrapatos e as pulgas representam um incômodo para proprietários de cães e gatos durante o ano inteiro. Mas é agora, com a chegada do verão, que a situação se complica, pois a elevação da temperatura desperta as formas imaturas destes parasitas que estavam “dormentes” no ambiente, e de uma hora para outra, cães, gatos e também seus proprietários passam a sofrer com o desconforto causado pela explosão na população de carrapatos e pulgas.

Segundo o médico veterinário Gustavo Sabatini, doutor em parasitologia e coordenador técnico do laboratório Fort Dodge, tanto os carrapatos quanto as pulgas são parasitas extremamente férteis que se multiplicam rapidamente. “Uma única pulga chega a produzir até 50 ovos por dia, que após um ciclo de aproximadamente duas semanas, transformam-se em 50 pulgas adultas prontas para picar os animais e o homem. Já a fêmea de carrapato contamina o ambiente com aproximadamente 5000 ovos”, afirma o veterinário.

O resultado desta capacidade de reprodução é que o ambiente onde o cão e o gato vivem, principalmente onde dormem, fica contaminado com uma elevada quantidade de ovos em um curto intervalo de tempo. Com a chegada do calor intenso e alta umidade do ar, esses ovos se transformam rapidamente em parasitas adultos, fazendo com que a situação fique fora de controle caso algumas medidas não sejam tomadas imediatamente. A primeira delas, e também a mais importante, é a proteção dos cães e gatos com o uso de produtos que eliminem e previnam as infestações dos animais. “É fundamental eliminar os carrapatos e as pulgas presentes nos animais, pois assim evitamos que mais ovos sejam depositados no ambiente, piorando ainda mais o quadro”, orienta Gustavo Sabatini. Adicionalmente, também podem ser tomadas medidas para eliminar as formas imaturas presentes no ambiente, como por exemplo, a dedetização com produtos específicos, o uso de vassouras de fogo ou de máquinas de vapor.

Em qualquer circunstância, o controle de carrapatos e pulgas exige dos proprietários muita disciplina e persistência, pois não é de uma hora para outra que a situação está controlada. “O uso contínuo de pulicidas e carrapaticidas em cães e gatos diminui gradativamente a população destes parasitas, mas os proprietários devem estar cientes de que a interrupção dos tratamentos trará o problema de volta”, alerta o veterinário.

Para o controle e tratamento das infestações provocadas por carrapatos e pulgas em cães e gatos, a mais recente novidade do mercado é a linha ProMeris, importada e comercializada pelo Laboratório Fort Dodge Saúde Animal. Os produtos são de uso tópico e estão disponíveis sob a forma de pipetas, de fácil aplicação. A maior novidade da linha ProMeris é a nova e exclusiva molécula para o controle das pulgas em cães e gatos, a Metaflumizona, altamente eficaz e de ação rápida. Além disso, quem enfrenta problemas com carrapatos em cães se surpreenderá com a ação do Amitraz, um carrapaticida consagrado pela primeira vez disponível na forma de pipeta, aliando praticidade, segurança e efeito prolongado.



Notícia Postada em 29/01/2009 por:

ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2007 - Jornalista Sylvio Pélico Leitão Filho - Tel: (21) 2274-2920 Desenvolvimento:
WH Internet Multimidia