NAVEGUE
Principal   
Notícias   
Agricultura   
Energia   
Feiras e Eventos   
Meio Ambiente   
Agroindústria Canavieira   
Pecuária   
Artigos   
Estatísticas   
Mercado PET   
NOTAS E COMENTÁRIOS   
 SERVIÇOS
Fale Conosco   
 ENTRETENIMENTO
Enquetes   
Bate-Papo   
Expediente   
RECEBA NOVIDADES
Nome:
E-mail:
INFINITO VAI REVOLUCIONAR
O CONTROLE DA REQUEIMA
Os produtores de batata e tomate lidam com constantes desafios para o manejo de suas lavouras. Uma das principais doenças que atinge estas culturas e que tira o sono dos produtores é a requeima, pela sua severidade e rápida disseminação, que pode comprometer as lavouras em dois dias. Neste sentido, a adoção de tecnologias específicas para o controle da doença, associada ao manejo integrado, pode fazer toda a diferença e contribuir para que o produtor obtenha a produtividade e a qualidade desejadas no final da safra.

Atenta a este cenário, a Bayer CropScience desenvolveu uma solução de alta tecnologia que auxiliará o produtor no controle efetivo da requeima. Trata-se do fungicida Infinito, considerado uma inovação por pertencer a um novo grupo químico e apresentar um mecanismo de ação inédito para o controle da doença nas culturas do tomate e da batata. Em decorrência disso, o novo produto é uma alternativa atrativa para o manejo de resistência do fungo que provoca a requeima (este fungo é considerado de alto risco para o desenvolvimento de resistência aos fungicidas).

A dificuldade no controle da requeima é, ainda, um dos maiores entraves para o produtor. Além da severidade da doença, na fase vegetativa, as plantas crescem de dois a três centímetros por dia e os novos tecidos são os mais suscetíveis ao ataque do fungo. O Infinito é o único fungicida do mercado que possui a chamada proteção estendida, ou seja, possibilita a redistribuição do produto pela planta quando está se desenvolvendo, espalhando-se pelas folhas novas, hastes e tubérculos. Deste modo, a planta cresce e a proteção de Infinito também.

“Com a lavoura tratada com Infinito, o foco do produtor deixará de ser o monitoramento do clima (frio e úmido – que favorece o surgimento da doença nas plantas) e permitirá que ele dê mais atenção aos períodos em que as plantas estão mais suscetíveis, ou seja, nas fases iniciais de máximo crescimento, a partir da amontoa na batata e do primeiro amarrio no tomate, quando a lavoura define seu potencial produtivo (número de tubérculos na batata e flores e frutos no tomate). Por isso, a grande importância de se ter uma planta bem protegida e enfolhada nesta fase”, destaca o gerente de Portfólio Fungicida da Bayer CropScience Jorge Barrionuevo.

O Infinito se destaca ainda por penetrar rapidamente nas folhas, o que diminui o risco de lavagem pela chuva, atua em todas as fases de desenvolvimento do fungo que causa a requeima e proporciona cobertura mais abrangente da planta, o que resultará na melhor performance do produto no que se refere ao controle da requeima.

“A base da estratégia da Bayer CropScience é a inovação. E temos como compromisso oferecer tecnologias e soluções que contribuam para que os produtores obtenham o máximo do potencial produtivo de suas lavouras, com frutos e tubérculos de alta qualidade, o que, consequentemente, trará mais rentabilidade no final da safra. Infinito fará a diferença para os produtores de tomate e batata”, conclui Barrionuevo.


Requeima

A requeima é uma das doenças mais severas da agricultura mundial. Um dos principais sinais de presença da doença nas plantas são pintas necróticas que se iniciam nas extremidades das folhas e que vão aumentando de tamanho com o desenvolvimento da doença, além de se alastrar até a total morte da planta.

Atualmente o produtor se dedica ao monitoramento constante do clima, atentando para controlar a doença. Bastam algumas horas de umidade para que o fungo da requeima se hospede na planta. Por este motivo, a doença esta presente o ano todo. As outras doenças, quando se manifestam, dão mais tempo para os produtores tomarem decisões, entretanto a requeima se alastra rapidamente, podendo comprometer toda a lavoura em apenas alguns dias.

Para se ter idéia do potencial dos prejuízos que essa doença pode causar, segundo dados do IAPAR – Instituto Agronômico do Paraná, em períodos favoráveis à doença - com baixas temperaturas e alta umidade – pode haver o comprometimento de até 100% da produção das lavouras.


Sobre a Bayer CropScience

O Grupo Bayer é uma empresa global baseada em pesquisa e voltada ao crescimento. Suas principais competências concentram-se nos campos de cuidados de saúde, nutrição e materiais de alta tecnologia. A Bayer CropScience AG, subsidiária da Bayer AG, com faturamento anual de cerca de 5,8 bilhões de euros (2007), é líder mundial entre as empresas inovadoras no setor de ciências agrícolas nas áreas de proteção de cultivos, controle de pragas não-agrícolas, sementes e biotecnologia das plantas. A empresa oferece uma excelente gama de produtos e extensivos serviços de apoio, tanto para o desenvolvimento de uma agricultura moderna e sustentável quanto para aplicações não-agrícolas. A Bayer CropScience conta com uma força global de trabalho de cerca de 17.800 colaboradores e tem representação em mais de 120 países. No Brasil, conta com mais de 900 colaboradores, uma instalação industrial em Belford Roxo (RJ) e uma Estação Experimental no Estado de São Paulo.

Visite o site da empresa: www.bayercropscience.com.br





Notícia Postada em 21/01/2009 por:

ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2007 - Jornalista Sylvio Pélico Leitão Filho - Tel: (21) 2274-2920 Desenvolvimento:
WH Internet Multimidia