NAVEGUE
Principal   
Notícias   
Agricultura   
Energia   
Feiras e Eventos   
Meio Ambiente   
Agroindústria Canavieira   
Pecuária   
Artigos   
Estatísticas   
Mercado PET   
NOTAS E COMENTÁRIOS   
 SERVIÇOS
Fale Conosco   
 ENTRETENIMENTO
Enquetes   
Bate-Papo   
Expediente   
RECEBA NOVIDADES
Nome:
E-mail:
SUPLEMENTOS COM PRÉ E PROBIÓTICOS
TEM PAPEL FUNDAMENTAL NA NUTRIÇÃO
DE CÃES E GATOS-(*)Por Antonio Roberto Bacila
Todos os dias nós experimentamos alimentos novos, com formulação renovada, acrescentando ingredientes mais saudáveis, que nos ajudam a enfrentar a correria do dia-a-dia e a defender o nosso organismo das agressões do meio ambiente. No caso dos nossos amigos inseparáveis, os cães e gatos, acontece a mesma situação. Nunca a indústria de insumos para animais de companhia esteve tão empenhada em colocar à disposição dos nossos pequenos amigos produtos de elevada qualidade e resultantes das mesmas inovações que colocam novidades em nossa mesa.

Um caso sintomático é a utilização de pré e probióticos, insumos que têm uma função vital na nutrição de cães e gatos: defender o organismo deles contra agentes indesejáveis e proporcionar-lhes bem-estar, satisfação e saúde. Sem dizer que têm um atrativo a mais e que faz uma significativa diferença nos dias de hoje: são ingredientes naturais.

A crescente aceitação dos pré e probióticos, via suplementos nutricionais, vai muito além de sua qualidade e indiscutível importância. Assim como a alimentação humana, a dieta dos cães e gatos precisa contar com um amplo conjunto de ingredientes que, devidamente balanceados e em quantidades certas, suprem todas as suas necessidades diárias.

Está provado cientificamente que os pré e probióticos asseguram maior absorção dos nutrientes, fatores determinantes para a manutenção da saúde e o não-aparecimento de doenças, bem como distúrbios digestivos que interferem no aproveitamento dos nutrientes obtidos pela alimentação. Esses elementos também fortalecem o organismo dos animais de companhia virando uma espécie de barreira contra as bactérias. Um exemplo sintomático são os cães e gatos confinados, que se alimentam, defecam e brincam em um mesmo local – como em canis, gatis ou apartamentos. Eles ficam expostos às bactérias, desequilibrando a flora intestinal, causando queda de apetite, desidratação ou inflamação na mucosa intestinal.

Veja que nem mesmo as rações de altíssima qualidade, premium e superpremium, contêm em sua formulação tudo o que os pequenos animais precisam para se desenvolverem de forma saudável e no ritmo desejado.

Aliás, muitas vezes os pré e probióticos são usados na formulação de rações. Porém, quando eles passam pela extrusão, os elementos perdem sua função, tornando-se pouco eficientes. Daí a importância do fornecimento de suplementos nutricionais aos pequenos animais.
_____
(*) Antonio Roberto Bacila é médico-veterinário, diretor técnico e presidente da Organnact Saúde Animal.


Notícia Postada em 14/01/2009 por:

ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2007 - Jornalista Sylvio Pélico Leitão Filho - Tel: (21) 2274-2920 Desenvolvimento:
WH Internet Multimidia